Cuidados no pós-operatório de cirurgia plástica

Atualizado: 19 de jun. de 2020

O sucesso de uma cirurgia plástica não depende apenas da operação e do médico cirurgião plástico especialista.


Se você quer que sua cirurgia plástica tenha um resultado muito bom, então dê uma atenção especial aos cuidados pós-operatório.


Siga todas as orientações passadas pela equipe médica, Infelizmente muitas pacientes erram, deixando de seguir os cuidados do pós-operatório logo após que percebem um avanço na sua recuperação. É necessário seguir os períodos de repouso, já que um passo em falso pode atrapalhar todo o desempenho do processo.


A Reabilitação Pós-operatória é chamada pela maioria por Drenagem Linfática. Porem após uma Cirurgia Plástica não é somente o Sistema Linfático que precisa se recuperar.
Envolve a Reabilitação de todos os tecidos envolvidos na cirurgia como o Tecido Linfático, a Fáscia Muscular, o Sistema Sensorial, o Tecido conjuntivo, atuando nas 4 fases do processo de cicatrização.
O tratamento vai muito além de sessões de Drenagem Linfática, procedimentos como Laserterapia, Microcorrentes, Radiofrequência, Reeducação Postural, Cinesioterapia, Tapping, Órteses, entre outros, todos muito importantes para preservar o bom resultado da cirurgia.

Utilize uma cintas pós-operatória com tecnologia avançada indicada para sua cirurgia e não cintas estéticas. Esse tipo de material, acrescentado com acessórios (talas e/ou espumas) minimiza o inchaço e ajuda seu corpo a pegar forma mais rapidamente.

- Evite movimentos bruscos e carregar peso, alguns movimentos podem forçar a cicatriz e prejudicar o resultado. Toda cicatriz recente é frágil e precisa de um tempo para se fortalecer.

- As recomendações de uma cirurgia para outra pode variar bastante, por exemplo, a paciente que fez uma abdominoplastia necessita andar curvada, com  flexão do tronco e dar passos curtos. Isso por um período de 14 a 20 dias.

- Já para aquelas que acabaram de colocar prótese de silicone a orientação é não movimentar os braços .

- A paciente não deve ficar exposta ao sol, visto que, a cicatriz pode escurecer, além de surgir manchas roxas e com efeitos irreversíveis ao redor do local.


É importante tomar os medicamentos prescritos nos intervalos corretos e pelo período recomendado.


Não faça compressas quentes ou frias, não use pomadas, não tome chás ou ervas e nem medicações além das prescritas. Não siga a sugestão de amigos, parentes ou vizinhos.


* Toda orientação para a sua cirurgia deve ser orientada pelo seu cirurgião ou equipe

126 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo